O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro e dirigida à sociedade, em especial aos homens, para prevenção de doenças masculinas, com ênfase no diagnóstico precoce do cancêr de próstata.
ORIGEM
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), que desde a sua fundação, em 2008, realiza iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. “Nossa primeira campanha relacionada ao câncer de próstata foi batizada de Um Toque, Um Drible, em 2008”, afirma Marlene Oliveira, presidente do LAL, que em 2011, lançou o Novembro Azul no país, tendo como inspiração o movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro).
CÂNCER DE PÊNIS
Você sabia que todos os anos 1.600 brasileiros têm o pênis amputado por causa do câncer de pênis? A principal causa do câncer de pênis é a má higiene íntima. Por isso, fazer a limpeza adequada do órgão genital durante o banho é um hábito importante, que deve ser ensinado pelos pais desde a infância. Isso impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis.
Para conscientizar os homens e erradicar o câncer de pênis do Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou o perfil Lave o Dito Cujo no Instagram, uma ação da campanha Novembro Azul, em parceria com m parceria com os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro. Desde o dia 1º de janeiro, estão sendo publicadas ilustrações e sinônimos de pênis no perfil @laveoditocujo .
CÂNCER DE PRÓSTATA
Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.
IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.
Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.
A presidente do LAL lembra que milhares de homens ainda deixam de realizar os exames preventivos por preconceito, por falta de informação ou pela correria do dia a dia. Segundo ela, a participação e o apoio da mulher são muito relevantes porque é ela quem incentiva seu companheiro, seu pai, seu familiar ou seu amigo a fazerem seus exames preventivos. “Por este motivo, o Novembro Azul é um movimento que visa atingir a população de modo geral, mostrando como é importante cuidar da saúde”.
Ao longo dos anos, o Novembro Azul tornou-se uma ação de domínio público e passou a ser incorporada por outras ONGs, empresas privadas e pelo setor público, engajando milhões de pessoas. Atualmente, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.
Para se ter uma ideia de sua grandiosidade, as ações promovidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2018 atingiram cerca de 100 milhões de pessoas em todo o Brasil. Foram mais de 460 ações como iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande circulação de pessoas como estádios, autódromos, shoppings centers e apoios de instituições e personalidades alertando para a importância da realização de exames preventivos. A campanha chegou até mesmo na Times Square, em Nova Iorque, com exibição de um banner em um de seus principais e mais famosos painéis iluminados.
FONTE:ladoaladopelavida.org.br