Colaboradoras do CRECI/RO, Ana Carolina Fonseca, Narlen Pinheiro e Vitória Maciel, participam do 2º Siplad (Seminário Internacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo no Mercado Imobiliário), em São Paulo.
O evento que acontece no dia 22 e 23 de janeiro, reúne assessores das áreas jurídicas, de fiscalização e superintendentes de todos os Conselhos do país, para oficinas de trabalho que discutem temas de grande relevância, como assédio moral, questões éticas, procedimentos de fiscalização e, principalmente lavagem de dinheiro demonstrando os desafios a serem superados e as iniciativas que deverão ser implementadas para aumentar o engajamento do mercado imobiliário no combate aos crimes financeiros.
“Um dos desafios do Sistema Cofeci-Creci é mobilizar o corretor de imóveis para fazer sua Declaração de Não Ocorrência. E ajudar o profissional a compreender seu papel nesse sistema de prevenção à lavagem de dinheiro. Primeiro, porque a Declaração é obrigatória. Segundo porque não faze-la incide em penalidades para o corretor de imóveis”, explica o presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro. “Acabamos de criar o Escritório Nacional de Integridade. Um dos objetivos é ampliar essa mobilização, por meio de informações e feedback sobre a performance do nosso setor nesse quesito”, complementa Teodoro.