Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Rondônia (Creci-RO) recebeu os agentes fiscais do GEAF (Grupo Especial de Agentes de Fiscalização). A unidade, composta por profissionais de diversos estados, tem como objetivo fortalecer a ética, aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos corretores e combater o exercício ilegal da profissão.
A ação, que integra o planejamento anual do Sistema COFECI-CRECI, foi coordenada pelo Diretor Nacional de Fiscalização, Diego Henrique Gama, que também esteve presente em Porto Velho.
A equipe contou com o coordenador Joel Oliveira (POA) e os agentes fiscais Guilherme Tavares (POA), Edilson Lima (DF), Carlos Tarcísio Silva (DF), além dos fiscais do Creci-RO Valcir Alves, Marcos Vinícios Andrade e Emilton Tavares. Juntos, atuaram para garantir que apenas profissionais habilitados exerçam a corretagem de imóveis na capital.

DADOS INFORMATIVOS COM O NUMERÁRIO DE DILIGÊNCIAS REALIZADAS
– AUTOS DE INFRAÇÃO = 8
– NOTIFICAÇÕES = 10
– AC (Auto de Constatação) = 167
– EXERCÍCIO ILEGAL = 15
– DILIGÊNCIAS = 134
– CONDOMÍNIOS VISITADOS = 52
– IMOBILIÁRIAS VISITADAS = 23
– PJS (Pessoas Jurídicas) = 10
Para o coordenador Joel Oliveira, o trabalho de fiscalização em Rondônia reforça o compromisso do Sistema COFECI-CRECI com a ética e a legalidade:
“Seguindo as diretrizes do nosso Diretor Nacional de Fiscalização, aprovadas na última plenária, adotamos tolerância zero para o exercício ilegal da profissão e qualquer forma de facilitação”, destacou.
A fiscalização garante mais segurança ao mercado e valoriza os profissionais que atuam de forma correta e responsável. Para que esse trabalho tenha ainda mais impacto, é essencial a colaboração de toda a sociedade.
O presidente do Creci-RO, Júlio César Pinto, reforça que denunciar práticas irregulares não é apenas um dever ético, mas uma forma de fortalecer o mercado:
“O corretor que ignora irregularidades, seja na própria imobiliária ou na concorrência, contribui para o descrédito da profissão e para a perda de confiança da sociedade”, enfatizou.
O CRECI-RO incentiva corretores e clientes a colaborarem ativamente: denunciar más práticas ajuda a construir um mercado imobiliário mais seguro, ético e valorizado para todos.
Entre em contato pelo e-mail: fiscalizacao@creciro.gov.br e/ou pelo WhatsApp (atendimento online): (69) 99971-4468.