Representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Rondônia – 24ª Região participaram da primeira Sessão Plenária Federal do COFECI de 2023, em Maceió-AL. Conselheiros federais e presidentes de Crecis cumpriram a programação de três dias do evento, com julgamento de processos treinamentos, visitas e homenagens, além de assuntos de interesses comuns do mercado imobiliário.
O CRECI/RO foi representado pelo Presidente e Conselheiro Federal, Júlio César Pinto, pela Conselheira Federal, Valdelene Águida e pelo Superintendente, Kleiton Lopes.
Reunião dos Presidentes e treinamento IGPC
Na manhã de quarta-feira (12) o presidente do CRECI/RO, Júlio César Pinto, participou da Reunião do Colégio dos Presidentes do Sistema COFECI-CRECI.
No encontro foram discutidos temas relevantes para a categoria como a Lei Geral de Proteção de Dados, avaliações imobiliárias e a tentativa de tirarem esse nicho de mercado dos profissionais imobiliários e sobre um grupo de estudos do COFECI que está fazendo um realinhamento, com a apresentação de um projeto de resolução para o GEAF – Grupo Especial de Agentes de Fiscalização. Na reunião também foi divulgada a data de lançamento da Agenda Parlamentar, que será 24 de maio. A agenda legislativa tem como objetivo registrar todos os projetos de lei que estejam em tramitação na Câmara e no Senado Federal e possa afetar o segmento de imóveis, tanto para os profissionais imobiliários quanto para a sociedade.
Pela parte da tarde Júlio e o superintendente do CRECI/RO, Kleiton Lopes, participaram de um Treinamento do IGCP – Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público, para Presidentes de CRECI e Superintendentes. O compliance é uma forma das instituições se organizarem para estar em conformidade com a lei. Ao mesmo tempo, a governança corporativa propõe soluções para que elas melhorem constantemente. A partir do dia 24 de abril, membros e colaboradores do Sistema COFECI-CRECI poderão se inscrever através do Portal do Aluno do IGPC para o curso de capacitação em programa de integridade. Serão formadas três turmas com 135 alunos.
Projeto Cafuzinho do Sertão
Na quinta-feira, 13 de abril, foi a vez do Presidente visitar o projeto Cafuzinho do Sertão, no município de Olho d’Água das Flores, em Alagoas. Integrantes do Sistema COFECI-CRECI participaram da solenidade do repasse simbólico no valor de R$ 77,389,00 ao projeto, que contou também com a presença do capitão do penta Cafu.
O valor foi arrecadado durante uma ação promovida pelo Sistema COFECI-CRECI, com a venda de bilhetes para participar do sorteio de bolas oficiais da Copa de Futebol no Qatar doadas e autografadas por Cafu, durante a realização do Enbraci (Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis) em agosto do ano passado, na cidade de Foz do Iguaçu-PR.
Cafuzinho do Sertão nasceu em janeiro do ano passado, quando Cafu visitou Alagoas e pediu para conhecer Olho d’Água das Flores. Ele abordou alguns menores e um senhor, conhecido como seu Manoel, que se reuniam nesta localidade para jogar futebol aos sábados.
Logo surgiu o projeto que visa oferecer oportunidades às crianças carentes para se desenvolverem através do esporte, contribuir na formação escolar, levar consciência à garotada, capacitação para conquistar um futuro nitente e trabalhar a qualidade de vida e a formação dos pais ou responsáveis pelo menor.
Sessão Plenária Federal
O último dia do evento foi a Sessão Plenária Federal com presidentes e conselheiros federais, na pauta a aprovação de resoluções, julgamento de contas do exercício 2022, no qual a do CRECI/RO foi aprovada por unanimidade, homologação de portarias e elaboração de plano de ações em prol da categoria. Júlio relatou o processo de prestação de contas do CRECI/PA e Valdelene relatou o processo do CRECI/ES.
Na ocasião, houve a entrega do Colibri de Ouro, a mais alta comenda do sistema COFECI-CRECI, a Vilmar Pinto, referência do mercado imobiliário alagoano e nacional. A entrega formal desta honraria tem como objetivo reconhecer e estimular o mérito de profissionais da intermediação imobiliária, bem como personalidades e instituições, nacionais e estrangeiras, pelos serviços relevantes prestados à classe.