Presidente do CRECI/RO se reúne com Secretário da SEMUR
O Presidente Júlio César Pinto e a Comissão de Assuntos Legislativos – COALEG do CRECI/RO, em busca de avançar no pleito da prorrogação da Lei Complementar Municipal nº 517, de 27 de dezembro de 2013, se reuniu nesta quinta-feira, 15 de julho, com o Secretário Edemir Brasil e o Adjunto Gustavo Nobre, ambos da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo, além de contar com a significativa presença da vereadora Ellis Regina.
A referida Lei, que regulariza as obras e edificações existentes concluídas sem, no entanto, atender integralmente os requisitos previstos nas atuais legislações, é de suma importância para a movimentação do mercado imobiliário, considerando que o município conta com vultuosas construções que ainda não se encontram regularizadas, dificultando as transações imobiliárias.
Na oportunidade, o Presidente do CRECI/RO, disponibilizou para a prefeitura, uma sala no conselho com toda a infraestrutura para que a SEMUR e/ou a SEMFAZ, dispondo de seu sistema e de um servidor, atendesse ao despachante documentalista imobiliário e o corretor de imóveis.
Porém, a princípio, o Secretário da SEMUR, Edemir Brasil, se antecipou informando que pretende ceder esse espaço na própria secretaria, ampliando o atendimento para os advogados, requerendo da OAB e do CRECI a parceria para equipar essa sala multiprofissional. Em breve, será realizada uma reunião entre os Presidentes das Entidades e o Secretário para alinhar essa propositura.
Salienta-se, que a sala mobiliada e com os equipamentos de informática do CRECI/RO segue disponível para que dentro do conselho tenha um posto avançado da prefeitura. Nesse sentido o Presidente irá oferecer ao Secretário da SEMFAZ, objetivando facilitar os trâmites para os profissionais imobiliários. “O papel do corretor de imóveis na sociedade é, fundamentalmente, o de proteger as partes envolvidas e isso inclui os trâmites com as documentações. Por isso, seguimos nessas tratativas para que de alguma forma, possamos tornar mais direto esse acesso dos profissionais à prefeitura”, afirma Júlio César Pinto.