O Presidente do CRECI/RO, Júlio César Pinto, participou nesta quarta-feira, 26 de abril, da 4ª Reunião de Presidentes do sistema COFECI-CRECI, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 1ª Região – Rio de Janeiro @crecirjoficial , na capital fluminense.
Credenciamento CAIXA
O principal tema do encontro de hoje foi a apresentação da Caixa Econômica Federal do novo modelo de cadastramento para os corretores de imóveis, referente intermediação de vendas de imóveis adjudicados da Caixa. O superintendente executivo de habitação no estado, Claudio Martins Ribeiro apresentou o novo modelo de cadastramento, que terá grande vantagem tributária aos interessados em se credenciarem exclusivamente como pessoa jurídica no novo edital previsto para ser publicado no próximo mês de junho, no nosso site temos mais informações (www.creciro.gov.br).
Sistema de Governança e Registro
No encontro também foram discutidos assuntos relevantes ao mercado imobiliário, como o Sistema de Governança e Registro – SGR do Sistema COFECI-CRECI, que já está disponível, porém em período de testes e ajustes. As próximas fases do Sistema de Governança e Registro de contratos e documentos imobiliários criado pelo Conselho Federal foram explicadas por José Carneiro da Cunha, graduado em economia e engenharia civil, mestre em economia regional e doutor em finanças.
Ele falou sobre o projeto piloto que teve início com prazo de 120 dias para integração com cartórios extrajudiciais e disse que os corretores de imóveis podem a partir de agora acessar o SGR e fazer o login pelo aplicativo i-corretor, unificando senha.
O SGR foi idealizado a fim de tornar digitais as vistorias de imóveis e as ações fiscais, bem como permitir o registro de qualquer contrato de compra e venda, de locação, de fiança, de sinal de negócio, de princípio de pagamento, Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), opção de compra ou de venda de imóvel ou qualquer tipo de documento imobiliário, com ou sem valor declarado, entre R$ 7,00 e R$ 15,00, no máximo.
Grupo Especial de Agentes de Fiscalização – GEAF
Outro assunto de destaque foi aperfeiçoar o funcionamento do Grupo Especial de Agentes de Fiscalização – GEAF. Algumas propostas foram apresentadas pelo coordenador da Comissão Especial, Marcelo Moura, com a justificativa de que a atual metodologia em que utiliza pontuação sobre produtividade sobre os documentos lavrados causa uma competição, em que por muitas vezes o trabalho orientativo pode ser esquecido.
Cabe destacar, ainda, que a falta de padronização dos procedimentos fiscais e descrições muito resumidas de detalhes ou ocorrências das autuações por agentes com pouco conhecimento da legislação e caligrafia sofrível, agravada pela falta de documentos comprobatórios, causa prejuízos também à imagem dos Creci’s, podendo passar a distorcida imagem de “fábrica de autuações”.
Smart City
Já no dia 27 de abril, o Presidente Júlio César Pinto participou de uma visita técnica ao Projeto de Smart City.
O projeto sustentável turístico-residencial MARAEY está sendo desenvolvido na Costa do Sol, em Maricá, e tem como ativos fundamentais a proteção do meio ambiente e o investimento em pesquisas acadêmicas, com a participação de algumas das principais instituições do país, a valorização da comunidade local, além do desenvolvimento econômico, impulsionando o mercado imobiliário nacional.