Dentre tantos problemas que a pandemia do novo coronavírus vem causando, esse merece uma atenção especial: a diminuição do número de doadores de sangue.
Com a quarentena as pessoas tem evitado sair de casa, e consequentemente a busca pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) reduziu bastante, como resultado houve uma queda significativa no estoque de bolsas de sangue.”Muitas pessoas deixaram de vir até a Fhemeron. Estamos com baixa grande nas bolsas do sangue do tipo O+. Uma única doação pode salvar quatro vida “, disse a coordenadora de captação da fundação, Maria Luiza Pereira.O sangue que é doado é separado em diferentes componentes – hemácias, plaquetas, plasma. Assim, apenas uma bolsa coletada pode beneficiar mais de um paciente.
A população não pode parar de doar, mesmo neste momento de pandemia de COVID-19. Pessoas com anemias crônicas, hemorragias, em tratamentos ou com complicações de doenças graves, continuam necessitando de doações. Ou seja, o consumo de sangue é contínuo. O procedimento é feito de forma simples, rápida e, principalmente, segura. Não há riscos para o doador, porque os materiais usados na coleta do sangue não são reutilizados, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.
Por isso, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Rondônia faz campanha para que as pessoas procurem o hemocentro “Precisamos que todos se sensibilizem, então fazemos um apelo àqueles que tenham condições de ir, e que não estejam no grupo de risco ou apresentando sintomas gripais, para que façam a doação, pois a situação do banco de sangue está crítica por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)”, afirma o Presidente do CRECI/RO, Júlio César Pinto.
A Fhemeron de Porto Velho fica localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3766, ao lado do Hospital de Base. O agendamento para a doação pode ser feito pelo (69)3216-2234.
Condições para poder doar sangue
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos, desde a que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Pesar, no mínimo, 50 kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar alimentado (mas evitar alimentação gordurosa)
- Levar documento original com foto recente
Quais critérios impedem a doação de sangue?
- Hepatite viral A – após os 11 anos de idade
- Hepatite B ou C – em qualquer idade
- Hepatite por medicamento – está apto após cura
- Evidência clínica ou laboratorial: hepatites B e C, vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária
Cuidados pós-doação
- Aguardar 15 minutos no Banco de Sangue
- Manter o curativo por, pelo menos, quatro horas
- Não ingerir bebida alcoólica
- Não fumar por duas horas
- Evitar esforço físico exagerado por 12 horas
- Beber bastante líquido
- Se for dirigir, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar
- Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação
Em relação à pandemia do COVID-19, são considerados inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados da doença.