Nos dias 19 e 20 de outubro, representantes dos CRECI’s de todo país, estiveram presente no Seminário Internacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo no Mercado Imobiliário – SIPLAD, em Foz do Iguaçu. Rondônia esteve representado pelo presidente, Júlio César Pinto, a conselheira federal Valdelene Águida, o superintendente Kleiton Lopes, a coordenadora da fiscalização, Ana Caroline Nóbrega e o assessor jurídico Gabriel Saltão.
Entidades internacionais deram apoio ao seminário em que foram discutidos temas de grande importância, como assédio moral, questões éticas, procedimentos de fiscalização e, principalmente, lavagem de dinheiro. A palestra de abertura foi com o procurador do Ministério Público do Trabalho, da coordenadoria de combate a fraudes no trabalho no MPT, Gustavo Rizzo Ricardo sobre o tema “Combate às Fraudes nas relações de trabalho”. Também teve Guilherme Nunes, do Tribunal de Contas da União do Espírito Santo, falando sobre a nova Lei de Licitações e Henrique Farinon do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).
Também foram realizadas oficinas de trabalho estratégicas e direcionadas aos setores jurídico, de fiscalização e às superintendências do Sistema COFECI-CRECI.
Em Foz do Iguaçu, também foi realizada no dia 18 de outubro, a sessão plenária federal com presidentes e conselheiros federais de todo o país. Na pauta foram debatidos diversos temas cruciais, aprovação de processos, portarias e, principalmente, a aprovação da anuidade 2024, que teve o reajuste calculado apenas pelo índice do IPCA acumulado até o período.
“Esse foi mais um evento do COFECI promovido com maestria e fundamental para a nossa gestão, nos atualizando sobre boas práticas no setor imobiliário e nos conduzindo para uma atuação fundamentada na ética e nas normas vigentes”, afirma o presidente do CRECI/RO, Júlio César Pinto.