caixa reduz juros

A Caixa Econômica Federal anunciou na semana passada mudanças para o crédito imobiliário. Entre elas, a redução de juros do financiamento da casa própria e, para quem já tem empréstimo contratado, a opção de pagar apenas uma parte da prestação por até seis meses. 

REDUÇÃO DOS JUROS

As taxas de crédito para pessoas físicas no financiamento na modalidade SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) caíram até 0,5 ponto percentual. Com isso, a taxa de juros mais baixa caiu de 6,5% + TR (Taxa Referencial, hoje zerada) para 6,25% + TR, e o teto de 8,5% + TR para 8% + TR.

As novas taxas começam a valer em 22 de outubro apenas para novos financiamentos.

CARÊNCIA DE SEIS MESES EM NOVOS CONTRATOS

O Presidente da Caixa também confirmou a renovação da carência de seis meses para o início dos pagamentos em novos financiamentos da casa própria. 

O benefício valerá para novas contratações feitas até 30 de dezembro. Os compradores de imóveis poderão esperar até seis meses para começar a pagar o finaciamento. Nesse período, pagarão apenas seguros e taxa de administração do contrato.

REDUÇÃO DA PRESTAÇÃO DO FINANCIAMENTO

Devido à pandemia do covid-19, em março o banco concedeu uma pausa no pagamento das mensalidades. Ao todo, foram 180 dias de suspensão dos pagamentos. Dessa vez, os clientes terão duas opções: eles podem pedir 50% de redução, que será válida por três meses, ou de 25% de redução, que pode valer por até seis meses.

Os valores não pagos no período serão incorporados ao saldo devedor e diluídos no prazo remanescente do contrato. Ou seja, não há diminuição ou desconto no valor total do financiamento.

Para iniciar o processo de negociação da dívida, é necessário baixar o aplicativo "Habitação Caixa", disponível na loja de aplicativos do celular.

Com o app instalado, basta entrar no sistema com login e senha e escolher a opção "negociação emergencial". Em seguida, escolha o contrato de financiamento que quer negociar e qual a opção de pagamento que mais se aproxima da sua realidade: se vai reduzir 50%, ou se vai pagar 75% da prestação e reduzir 25% dela neste momento.

A próxima etapa é onde o sistema da Caixa pede uma autodeclaração sua dizendo que teve a renda reduzida nestes meses de pandemia e que se responsabiliza pelo pagamento do saldo recalculado. Clique em "Li e concordo com os termos" e em seguida pressione "concordo". 

A operação só será finalizada se não tiver prestações atrasadas. Essa condição é primordial para que a negociação seja feita.

 

FONTE: istoedinheiro.com.br e economia.uol.com.br