fiscalização cofeci creci

Mesmo durante o período da pandemia em decorrência do coronavírus (COVID-19), em que a maioria das atividades paralisaram por conta da quarentena, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Rondônia seguiu atuante em seu trabalho de fiscalização, ação essa reconhecida pelo Sistema Cofeci-Creci. O CRECI/RO enviou durante todos os meses de 2020 o relatório de fiscalização, documento que pode ser acessado no site do COFECI - www.cofeci.gov.br, no canal SERVIÇOS.

A função principal do CRECI é a fiscalização das atividades imobiliárias, garantindo que tudo ocorra de forma correta durante as transações. Sendo, assim, um órgão que provê a orgnaização desss meios e a disciplina também para garantir que o corretor estará cumprindo seu papel corretamente conforme as leis que cercam sua profissão, além de fiscalizar todo o processo de tramitação monetária e documental, para que não haja erros ou irregularidades que possam ser danosos aos compradores ou vendedores. 

A Instituição também busca coibir a prática ilegal da profissão, retirando do mercado quem cause prejuízo e denigre os profissionais sérios. O Conselho alerta que falsos corretores estão agindo no mercado, e seus clientes ao fecharem negócio com esses "falsos corretores" correm o risco de ter prejúizos financeiros. O profissional imobiliário devidamente registrado dá respaldo às transações imobiliárias, uma vez que está amparado por lei. Por isso é de suma importância que a sociedade e os próprios corretores de imóveis façam denúncias junto ao CRECI. " O corretor que ignora as atividades irregulares de seus colegas ou da sua imobiliária contribui para o descrédito da profissão e a falta de respeito da sociedade, além de desvalorizar todo o dinheiro e tempo empregados na sua formação", afirma o Presidente do CRECI/RO, Júlio César Pinto.

Por isso, ajude o CRECI/RO a continuar com seus trabalhos de fiscalização. Ao se deparar com alguma prática ilícita, você pode denuciar, inclusive de forma anônima, pelo telefone (69) 3224-1009, pelo whatsapp (69) 99939-4013, pelo site www.creciro.gov.br ou ainda, se dirigir pessoalmente ao CRECI/RO no endereço: Rua Abunã, nº 1.713 – Bairro São João Bosco, em Porto Velho.