PORTO VELHO 105 anos 2

Porto Velho comemora dois aniversários em um único ano. Nesta sexta-feira (24) a capital rondoniense celebra 105 anos de instalação, e vai receber os parabéns novamente no dia 2 de outubro, pelos 106 anos de criação.

Mas quais as diferenças entre as solenidades? Basicamente, uma é referente ao processo administrativo e a outra data é devido à força de lei.

Criação

No dia 2 de outubro de 1914, dentro do Palácio do Governo de Manaus o Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, governador do Amazonas, sancionou a lei n° 757, que elevou a povoação de Porto Velho à categoria de cidade.

Assim, a comarca localizada na margem direita do Rio Madeira se desmembrou do município de Humaitá (AM). Vinte nove anos depois, tornou-se a capital do Território Federal do Guaporé.

Instalação

Somente no dia 24 de janeiro de 1915 foram nomeados oficialmente o superintendente da cidade e os membros do Conselho Municipal - cargos que hoje correspondem a prefeito e os vereadores, respectivamente. A partir das nomeações dos administradores, foi formalizada a instalação.

A solenidade de instalação aconteceu às 9h, na residência do Intendente Manoel Félix de Campos, localizada no que hoje é a rua Barão do Rio Branco, e foi presidida pelo Superintendente Fernando Guapindaia.

Durante a cerimônia, Guapindaia enalteceu, em discurso, a importância da nomeação dos administradores para a democracia.

 

Fonte: G1.com